sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Outono

   Folhas secas correm pela rua, arrastadas pelo vento irrequieto do príncípio do outono, são amarelas, estaladiças,  barulhentas e avançam em grupos como os meninos quando brincam no jardim.Gosto de pisar as folhas que cobrem o chão, gosto de ouvi-las cantar à volta dos meus pés (...)

"A minha amiga Bernardina"  Histórias e Canções em Quatro Estações


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bora lá leitura!


Uma  asssistente operacional do CE  de Cristelos leu a história "Um ladrão debaixo da cama " para todos os alunos do 2ºAno


Uma  educadora do CE de Cristelos leu a história "No dia em que a floresta desapareceu" para todos os alunos do 1º Ano

Uma encarregada de educação do CE de Cristelos leu a história "Um lobo pela trela" para todos os alunos do 3ºAno

O coordenador do CE de Boim leu a história "A melrita" para os alunos do 3ºA


Um encarregado de educação do CE de Boim leu a história "Um lobo com bom coração" para todos os alunos do 2º Ano
Uma encarregada de educação do CE de Boim leu a história "A menina que sorria a dormir" para os alunos do 3ºB


Durante este mês, foram várias as pessoas que colaboraram na Hora do Conto no CE de Cristelos e no CE de Boim. Em meu nome e em nome de todas as crianças, agradeço tão preciosa colaboração. Agradeço ainda à educadora Alexandra que leu "Ler, ouvir e contar" para todos os alunos do 1ºAno do CE de Boim.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ida à Biblioteca Municipal de Lousada

No dia 20 de Maio fomos à Biblioteca Municipal de Lousada.
Connosco, foram os alunos do JI da professora Otília, os alunos do 1ºAno da professora Manuela e os alunos do 2º Ano do professor Paulo.
Como fomos a pé, pudemos observar várias coisas: um senhor que estava numa casa junto à estrada; uma estação de serviço; um pastor alemão e um cão bem mais pequeno; uma casa que tinhas painéis solares e um sítio que tinha muitas árvores (o nosso colega Carlos até disse que parecia uma selva de dinossauros).
Quando chegamos à BML, subimos a escadaria e fomos visitar as duas esxposições, uma sobre a reciclagem e a outra sobre a água.
Por fim, acomodámo-nos na sala onde iríamos ouvir a história "Era uma vez uma nuvem" e apresentar a peça de teatro "A vida da água".
Depois de lida a história por um aluno do 1º Ano, foi a nossa vez de apresentar a nossa peça que ensaiamos durante alguns dias com a professora Aurora, responsável pela BE, e com a professora Assunção que é a nossa professora.
O Rúben foi o Narrador, a Ana Rita o Gelo, a Rita a Água, o Rodrigo o Sol e a Vírginia a Nuvem. O coro de vozes ficou a cargo dos restantes alunos da turma.
Todos aplaudiram o que nos deixou muito orgulhosos.
De regresso à escola, passamos pela tia do Rúben que nos disse que representamos bem.
Adoramos a ida à BML porque vimos coisas muito interessantes e por ter sido a nossa primeira visita.

Turma do 2ºA da EB1 de Cristelos

Leitura da história "Era uma vez um nuvem"
 
Preparativos para a representação
 
O Sol

 
A Nuvem

 
O coro de vozes

 
Os espectadores mais pequenos








quinta-feira, 28 de abril de 2011

1 de Maio, Dia da Mãe.


- Dá-me a Lua, mãe, dá-me a Lua.
- Filho, a Lua está longe.

- Leva-me à nuvem mais alta.
- Filho, há nuvens nos sonhos.

- Mãe, dá-me um dia sem chuva.
- Filho, tem pena da terra.

- Leva-me ao cimo do monte.
- Filho, o caminho é de pedras.

- Mãe, dá-me aquela andorinha.
- Filho, não a queiras prender.

- Leva-me ao fim do mar.
- Filho, o mar não tem fim.

- Mãe. Eu queria uma estrada,
 uma estrela e um cavalo.

- Filho, mas não te canses,
 não te queimes, não te percas.

- Mãe, dá-me o negro do
que é a tinta dos teus olhos.

- Filho, os teus olhos são negros
como o negro dos meus olhos.


João Pedro Mésseder, Conto estrelas em ti.

Dedico a todas as mães dos alunos das escolas por onde passo.

sábado, 2 de abril de 2011


Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil - Hans Christian Andersen



  O dia internacional do livro infanto-juvenil é comemorado desde 1967, por iniciativa da International Board on Books for Young People - IBBY, em homenagem ao criador dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido a 2 de Abril de 1805, sendo atribuído, de dois em dois anos, a escritores e ilustradores vivos, o mais prestigiado prémio literário internacional da literatura infanto juvenil - A Medalha Hans Christian Andersen.
  Andersen nasceu em Odense-Dinamarca, numa família muito modesta, seu pai contava-lhe histórias que ele adorava e muito novo aprendeu a ler. Contudo, foi obrigado a deixar a escola aos 11 anos, aquando da sua morte. Felizmente, a sua aptidão para o teatro e literatura já tinha nascido.
  Aos 14 anos, já em Copenhaga, foi-lhe dada a oportunidade, pelo diretor do Teatro Real, de estudar, trabalhar como ator e bailarino e de escrever algumas peças. Em 1828, depois de ter publicado alguns livros, entrou para a Universidade .
  Deixou uma extensa obra literária: ensaios, canções, peças de teatro, histórias, contos de fadas com os quais se tornou mundialmente conhecido e que fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo, desde a sua publicação até hoje.
  Cantava, desenhava, fazia colagens e recortes de papel, que nos conduzem aos seus contos e ao seu universo imaginário, poético e fantástico. Os recortes são verdadeiras obras de arte que muitas vezes ele criava enquanto contava as suas histórias.