quinta-feira, 28 de abril de 2011

1 de Maio, Dia da Mãe.


- Dá-me a Lua, mãe, dá-me a Lua.
- Filho, a Lua está longe.

- Leva-me à nuvem mais alta.
- Filho, há nuvens nos sonhos.

- Mãe, dá-me um dia sem chuva.
- Filho, tem pena da terra.

- Leva-me ao cimo do monte.
- Filho, o caminho é de pedras.

- Mãe, dá-me aquela andorinha.
- Filho, não a queiras prender.

- Leva-me ao fim do mar.
- Filho, o mar não tem fim.

- Mãe. Eu queria uma estrada,
 uma estrela e um cavalo.

- Filho, mas não te canses,
 não te queimes, não te percas.

- Mãe, dá-me o negro do
que é a tinta dos teus olhos.

- Filho, os teus olhos são negros
como o negro dos meus olhos.


João Pedro Mésseder, Conto estrelas em ti.

Dedico a todas as mães dos alunos das escolas por onde passo.

sábado, 2 de abril de 2011


Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil - Hans Christian Andersen



  O dia internacional do livro infanto-juvenil é comemorado desde 1967, por iniciativa da International Board on Books for Young People - IBBY, em homenagem ao criador dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido a 2 de Abril de 1805, sendo atribuído, de dois em dois anos, a escritores e ilustradores vivos, o mais prestigiado prémio literário internacional da literatura infanto juvenil - A Medalha Hans Christian Andersen.
  Andersen nasceu em Odense-Dinamarca, numa família muito modesta, seu pai contava-lhe histórias que ele adorava e muito novo aprendeu a ler. Contudo, foi obrigado a deixar a escola aos 11 anos, aquando da sua morte. Felizmente, a sua aptidão para o teatro e literatura já tinha nascido.
  Aos 14 anos, já em Copenhaga, foi-lhe dada a oportunidade, pelo diretor do Teatro Real, de estudar, trabalhar como ator e bailarino e de escrever algumas peças. Em 1828, depois de ter publicado alguns livros, entrou para a Universidade .
  Deixou uma extensa obra literária: ensaios, canções, peças de teatro, histórias, contos de fadas com os quais se tornou mundialmente conhecido e que fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo, desde a sua publicação até hoje.
  Cantava, desenhava, fazia colagens e recortes de papel, que nos conduzem aos seus contos e ao seu universo imaginário, poético e fantástico. Os recortes são verdadeiras obras de arte que muitas vezes ele criava enquanto contava as suas histórias.



domingo, 27 de março de 2011

Semana da Leitura EB1 de Cristelos

Poesia


"A Árvore"


"A nuvem e o caracol"


Lengalenga


Canção"Ecologia"


"Salvem o rio Sousa"


Filme"A menina do mar"

 

sábado, 26 de março de 2011

A Água

A Água

    A água existe na Natureza. 
    No estado líquido podemos vê-la nos lagos, nos rios, no mar, nos poços.
   É um líquido precioso.
   Ainda podemos ver a água no estado gasoso quando ela está nas nuvens.
   Quando cai neve ou granizo, nós observamos a água no estado sólido.
   Sem água não víamos os jardins floridos e verdejantes e os animais não  poderiam caminhar nas florestas ou no seu habitat...E os peixinhos, onde poderiam nadar?!
   E o Homem?
   Todos os seres vivos precisam de água para viver.
   O Homem não poderia comer os vegetais, os frutos, a deliciosa carne, o saboroso peixe... nadar nas lindas praias, viajar de barco e tomar o refrescante banho.
   A água é mesmo importante para existir vida.
   Nenhum de nós pode desperdiçar uma gota de água.
   ÁGUA É SINÓNIMO DE VIDA!

Alunos do 2ºB da EB1 de Cristelos
(texto lido no encerramento da Semana da Leitura)


A Floresta

A Floresta

Eu gosto de ir à floresta
Floresta é um sítio lindo
Lindo com muitas árvores
Árvores verdes, bem verdinhas
Verdinhas como a relva
Relva cor dos arbustos
Arbustos num sítio perfeito
Perfeito para me esconder
Esconder-me a mim e aos animais
Animais que passeiam na floresta
Floresta é um lugar de vida
Vida é quando há oxigénio
Oxigénio é abundante na floresta
Floresta então é VIDA!

Turma do 4ºB da EB1 de Cristelos
(texto lido no encerramento da Semana da Leitura)