quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aprender a Estudar

Estudar não é só ler livros
que há nas escolas
É também aprender a ser livre
sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante
às vezes urgente.
 Mas os livros não são o bastante
para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever
mas também a viver
mas também a sonhar.
É preciso aprender a crescer
aprender a estudar.
Estudar também é repartir
também é saber dar.

José Carlos Ary dos Santos
séc. XX

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Outono

   Folhas secas correm pela rua, arrastadas pelo vento irrequieto do príncípio do outono, são amarelas, estaladiças,  barulhentas e avançam em grupos como os meninos quando brincam no jardim.Gosto de pisar as folhas que cobrem o chão, gosto de ouvi-las cantar à volta dos meus pés (...)

"A minha amiga Bernardina"  Histórias e Canções em Quatro Estações


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bora lá leitura!


Uma  asssistente operacional do CE  de Cristelos leu a história "Um ladrão debaixo da cama " para todos os alunos do 2ºAno


Uma  educadora do CE de Cristelos leu a história "No dia em que a floresta desapareceu" para todos os alunos do 1º Ano

Uma encarregada de educação do CE de Cristelos leu a história "Um lobo pela trela" para todos os alunos do 3ºAno

O coordenador do CE de Boim leu a história "A melrita" para os alunos do 3ºA


Um encarregado de educação do CE de Boim leu a história "Um lobo com bom coração" para todos os alunos do 2º Ano
Uma encarregada de educação do CE de Boim leu a história "A menina que sorria a dormir" para os alunos do 3ºB


Durante este mês, foram várias as pessoas que colaboraram na Hora do Conto no CE de Cristelos e no CE de Boim. Em meu nome e em nome de todas as crianças, agradeço tão preciosa colaboração. Agradeço ainda à educadora Alexandra que leu "Ler, ouvir e contar" para todos os alunos do 1ºAno do CE de Boim.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ida à Biblioteca Municipal de Lousada

No dia 20 de Maio fomos à Biblioteca Municipal de Lousada.
Connosco, foram os alunos do JI da professora Otília, os alunos do 1ºAno da professora Manuela e os alunos do 2º Ano do professor Paulo.
Como fomos a pé, pudemos observar várias coisas: um senhor que estava numa casa junto à estrada; uma estação de serviço; um pastor alemão e um cão bem mais pequeno; uma casa que tinhas painéis solares e um sítio que tinha muitas árvores (o nosso colega Carlos até disse que parecia uma selva de dinossauros).
Quando chegamos à BML, subimos a escadaria e fomos visitar as duas esxposições, uma sobre a reciclagem e a outra sobre a água.
Por fim, acomodámo-nos na sala onde iríamos ouvir a história "Era uma vez uma nuvem" e apresentar a peça de teatro "A vida da água".
Depois de lida a história por um aluno do 1º Ano, foi a nossa vez de apresentar a nossa peça que ensaiamos durante alguns dias com a professora Aurora, responsável pela BE, e com a professora Assunção que é a nossa professora.
O Rúben foi o Narrador, a Ana Rita o Gelo, a Rita a Água, o Rodrigo o Sol e a Vírginia a Nuvem. O coro de vozes ficou a cargo dos restantes alunos da turma.
Todos aplaudiram o que nos deixou muito orgulhosos.
De regresso à escola, passamos pela tia do Rúben que nos disse que representamos bem.
Adoramos a ida à BML porque vimos coisas muito interessantes e por ter sido a nossa primeira visita.

Turma do 2ºA da EB1 de Cristelos

Leitura da história "Era uma vez um nuvem"
 
Preparativos para a representação
 
O Sol

 
A Nuvem

 
O coro de vozes

 
Os espectadores mais pequenos








quinta-feira, 28 de abril de 2011

1 de Maio, Dia da Mãe.


- Dá-me a Lua, mãe, dá-me a Lua.
- Filho, a Lua está longe.

- Leva-me à nuvem mais alta.
- Filho, há nuvens nos sonhos.

- Mãe, dá-me um dia sem chuva.
- Filho, tem pena da terra.

- Leva-me ao cimo do monte.
- Filho, o caminho é de pedras.

- Mãe, dá-me aquela andorinha.
- Filho, não a queiras prender.

- Leva-me ao fim do mar.
- Filho, o mar não tem fim.

- Mãe. Eu queria uma estrada,
 uma estrela e um cavalo.

- Filho, mas não te canses,
 não te queimes, não te percas.

- Mãe, dá-me o negro do
que é a tinta dos teus olhos.

- Filho, os teus olhos são negros
como o negro dos meus olhos.


João Pedro Mésseder, Conto estrelas em ti.

Dedico a todas as mães dos alunos das escolas por onde passo.